Classes Agrupadas
Os requisitos que constam neste registro devem ser cumpridos no período mínimo
de um ano e meio e máximo de três anos. Requisitos cumpridos antes dos 16 anos
não serão creditados. As Especialidades não estão restritas a este período, mas
deverão estar concluídas antes da investidura.
O cumprimento desses requisitos e MAIS OS REQUISITOS DAS CLASSES AVANÇADAS, dará o direito de se investir em todas as classes agrupadas, podendo em seguida começar o cartão de líder.
Os que começaram no antigo cartão de agrupadas tem até o meio de 2013 para concluir seu cartão.
Quando todos os requisitos estiverem concluídos, o Diretor do Ministério Jovem da Associação ou Missão ou Regional fará o exame do candidato antes de programar sua investidura.
No dia da investidura o candidato deverá portar seu Livro de Registro, que será assinado pelo diretor da cerimônia e pela pessoa que o investiu.
ORIENTAÇÕES GERAIS
I – Gerais
O cumprimento desses requisitos e MAIS OS REQUISITOS DAS CLASSES AVANÇADAS, dará o direito de se investir em todas as classes agrupadas, podendo em seguida começar o cartão de líder.
Os que começaram no antigo cartão de agrupadas tem até o meio de 2013 para concluir seu cartão.
Quando todos os requisitos estiverem concluídos, o Diretor do Ministério Jovem da Associação ou Missão ou Regional fará o exame do candidato antes de programar sua investidura.
No dia da investidura o candidato deverá portar seu Livro de Registro, que será assinado pelo diretor da cerimônia e pela pessoa que o investiu.
ORIENTAÇÕES GERAIS
CLASSES REGULARES
I – Gerais
1. Ter no mínimo, 16 anos de idade.
2. Ser membro ativo do Clube de Desbravadores.
3. Memorizar e explicar os ideais dos Desbravadores: Voto, Lei, Alvo,
Lema, Propósito, Objetivo e Voto de Fidelidade à Bíblia. Demonstrar sua
compreensão de cada um deles participando de uma das seguintes atividades:
a) Representação
b) Debate
c) Redação
a) Representação
b) Debate
c) Redação
4. Ler o livro do Clube de Leitura do ano em curso:
a) Jovem (16 anos em diante)
a) Jovem (16 anos em diante)
5. Ler o livro Pela Graça de Deus
6. Ler os seguintes livros
a) Caminho a Cristo
b) Além da Magia
c) A história da Vida
d) Nos bastidores da Mídia
e) Nossa Herança
a) Caminho a Cristo
b) Além da Magia
c) A história da Vida
d) Nos bastidores da Mídia
e) Nossa Herança
7. Participar ativamente da classe bíblica do seu
Clube.
II – Descoberta Espiritual
1. Memorizar e demonstrar seu conhecimento:
a) Criação – o que Deus criou em cada dia da Criação.
b) Os Dez Mandamentos – a Lei de Deus dada a Moisés.
c) Levítico 11 – Quais as regras dos alimentos considerados comestíveis e não comestíveis
d) As Bem-Aventuranças – O Sermão da Montanha
e) Os 12 Apóstolos
f) O fruto do Espírito – A relação de adjetivos do caráter de um cristão
g) As três mensagens angélicas – Reveladas em Apocalipse 14:6-12
a) Criação – o que Deus criou em cada dia da Criação.
b) Os Dez Mandamentos – a Lei de Deus dada a Moisés.
c) Levítico 11 – Quais as regras dos alimentos considerados comestíveis e não comestíveis
d) As Bem-Aventuranças – O Sermão da Montanha
e) Os 12 Apóstolos
f) O fruto do Espírito – A relação de adjetivos do caráter de um cristão
g) As três mensagens angélicas – Reveladas em Apocalipse 14:6-12
2. Memorizar e recitar os versos bíblicos abaixo:
a) João 3:16
b) Efésios 6:1-3
c) Provérbios 22:6
d) I João 1:9
c) Eclesiastes 12:13 e 14
d) Isaías 43:1 e 2
e) Filipenses 3:12-14
f) Salmo 23
g) II Pedro 1:20 e 21
h) Romanos 8:38 e 39
a) João 3:16
b) Efésios 6:1-3
c) Provérbios 22:6
d) I João 1:9
c) Eclesiastes 12:13 e 14
d) Isaías 43:1 e 2
e) Filipenses 3:12-14
f) Salmo 23
g) II Pedro 1:20 e 21
h) Romanos 8:38 e 39
3. Completar o Ano Bíblico:
a) Jovem (16 anos em diante)
a) Jovem (16 anos em diante)
4. Memorizar os livros da Bíblia em ordem e
agrupá-los nas respectivas áreas:
VELHO TESTAMENTO
a) Pentateuco
b) Livros Históricos
c) Livros Poéticos
d) Profetas Maiores
e) Profetas Menores
a) Pentateuco
b) Livros Históricos
c) Livros Poéticos
d) Profetas Maiores
e) Profetas Menores
NOVO TESTAMENTO
a) Evangelhos
b) Históricos
c) Cartas e Epístolas
d) Proféticos
b) Históricos
c) Cartas e Epístolas
d) Proféticos
5. Discutir com o seu grupo:
a) O que é cristianismo
b) Quais as características de um verdadeiro discípulo
c) O que fazer para se tornar um cristão verdadeiro
a) O que é cristianismo
b) Quais as características de um verdadeiro discípulo
c) O que fazer para se tornar um cristão verdadeiro
6. Participar de um estudo sobre a inspiração da
Bíblia, com a ajuda de um pastor, trabalhando os conceitos de inspiração,
revelação e iluminação.
7. Estudar os eventos finais e a segunda vinda de
Cristo
8. Através do estudo da Bíblia, fazer uma
apresentação oral do significado da verdadeira observância do sábado.
9. Estudar a estrutura de serviço do santuário no
Antigo Testamento e relacionar com o ministério pessoal de Jesus e a cruz.
10. Estudar e entender a pessoa do Espírito Santo,
como Ele se relaciona, e qual o Seu papel no crescimento espiritual de cada ser
humano.
11. Descrever os dons espirituais mencionados nos
escritos de Paulo (Coríntios, Efésios, Filipenses) e para quais objetivos a
igreja recebe estes dons.
12. Ler e resumir três histórias de pioneiros
adventistas. Contar estas histórias na reunião do Clube, no culto JA ou na
Escola Sabatina
III – Servindo a Outros
1. Participar de um debate sobre como testemunhar
para um adolescente, colocando alguns princípios em prática em uma situação
real.
2. Dedicar 20 horas para a realização dos seguintes projetos:
a) Participar de um pequeno grupo
b) Visitar com uma programação especial feita pela unidade, duas das seguintes instituições : asilo, hospital ou orfanato
a) Participar de um pequeno grupo
b) Visitar com uma programação especial feita pela unidade, duas das seguintes instituições : asilo, hospital ou orfanato
3. Com a ajuda de um amigo, dedicar um dia inteiro
(pelo menos oito horas), trabalhando em um projeto de sua igreja, escola ou
comunidade.
4. Planejar, coordenar e executar três tipos de
projetos comunitários e/ou missionários.
5. Convidar um amigo para participar de uma
atividade social de sua igreja ou da Associação/Missão.
6. Participar de um projeto comunitário desde o
planejamento, organização até a execução.
7. Discutir como os jovens adventistas devem se relacionar com as
pessoas nas diferentes situações do dia a dia, tais como:
a) Vizinhos
b) Escola
c) Atividades sociais
d) Atividades recreativas
a) Vizinhos
b) Escola
c) Atividades sociais
d) Atividades recreativas
8. Ajudar a organizar e participar de uma das seguintes atividades:
a) Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente
b) Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los
a) Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente
b) Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los
9. Participar de um debate sobre como testemunhar para
um adolescente, colocando alguns princípios em prática em uma situação real.
IV – Desenvolvendo Amizades
1. Cantar o hino nacional do seu país e saber
explicá-lo a um grupo de Desbravadores da classe de Amigo.
2. Através de uma conversa em grupo ou avaliação pessoal, examinar sua
atitude em relação a quatro dos seguintes temas:
a) Autoestima
b) Relacionamento familiar
c) Finanças pessoais
d) Pressão de grupo
e) A importância da escolha profissional
f) Como se relacionar com os pais
g) A escolha da pessoa certa para namorar
h) O plano de Deus para o sexo
a) Autoestima
b) Relacionamento familiar
c) Finanças pessoais
d) Pressão de grupo
e) A importância da escolha profissional
f) Como se relacionar com os pais
g) A escolha da pessoa certa para namorar
h) O plano de Deus para o sexo
3. Preparar uma lista contendo 5 sugestões de
atividades recreativas para ajudar pessoas com necessidades específicas e
colaborar na organização de uma destas atividades para essas pessoas.
4. Discutir com sua unidade ou Clube os métodos de
evangelismo pessoal e colocar alguns princípios em prática.
5. Visitar um órgão público de sua cidade ou bairro
e descobrir de que maneiras o Clube pode ser útil à sua comunidade.
V – Saúde e Aptidão Física
1. Fazer uma apresentação sobre os oito remédios
naturais usados por Deus, para uma unidade do Clube.
2. Completar uma das seguintes atividades:
a) Individualmente ou em grupo, organizar e participar de uma corrida rústica ou atividade similar. Discutir e relatar seu programa de treinamento físico para esse evento.
b) Ler as páginas 102-125 do livro Temperança, de Ellen G. White, e preparar um trabalho com 10 textos de destaque na leitura.
c) Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física
a) Individualmente ou em grupo, organizar e participar de uma corrida rústica ou atividade similar. Discutir e relatar seu programa de treinamento físico para esse evento.
b) Ler as páginas 102-125 do livro Temperança, de Ellen G. White, e preparar um trabalho com 10 textos de destaque na leitura.
c) Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física
3. Conversar com seu orientador ou com um grupo
sobre os princípios de aptidão física e mostrar um resumo de seu program de
exercícios diários. Ao final, escrever e assinar um compromisso pessoal para um
programa regular de exercícios.
4. Completar duas das seguintes atividades, e escrever um compromisso
pessoal de adesão a um estilo de vida livre de bebidas alcoólicas.
a) Participar de um debate sobre os efeitos do álcool no organismo
b) Assistir a um curso ou palestra sobre álcool ou drogas e em seguida, discutir seus efeitos no corpo humano
c) Assistir a um curso como deixar de fumar
d) Assistir a dois filmes sobre saúde
e) Fazer um cartaz sobre a conscientização contra os vícios (fumo, álcool ou drogas) e ajudar a preparar material para uma exposição
a) Participar de um debate sobre os efeitos do álcool no organismo
b) Assistir a um curso ou palestra sobre álcool ou drogas e em seguida, discutir seus efeitos no corpo humano
c) Assistir a um curso como deixar de fumar
d) Assistir a dois filmes sobre saúde
e) Fazer um cartaz sobre a conscientização contra os vícios (fumo, álcool ou drogas) e ajudar a preparar material para uma exposição
5. Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27.
6. Completar a especialidade de Temperança.
7. Discutir as vantagens do estilo de vida
Adventista, de acordo com que a Bíblia ensina.
VI – Organização e Liderança
1. Preparar um organograma da Igreja Adventista em
sua Divisão.
2. Assistir, pelo menos uma vez, a reunião de
alguma comissão de sua igreja ou da diretória do seu Clube. Preparar um breve
relatório dessa observação, para discussão no seu grupo.
3. Planejar e realizar com seu grupo uma atividade
social, pelo menos uma vez por trimestre.
4. Completar as seguintes especialidades:
a) Ordem Unida
b) Aventuras com Cristo
a) Ordem Unida
b) Aventuras com Cristo
5. Ajudar sua unidade ou Clube a planejar e
executar uma atividade comunitária.
6. Ajudar sua unidade ou Clube a planejar uma excursão
ou acampamento, com pelo menos uma pernoite.
7. Preparar um organograma da igreja local e
relacionar as funções dos departamentos.
8. Participar de dois programas envolvendo
diferentes departamentos da igreja local
9. Participar em um dos itens abaixo:
a) Curso para conselheiros.
b) Convenção de liderança para desbravadores da Associação/Missão
c) Seis reuniões da diretória de seu Clube
a) Curso para conselheiros.
b) Convenção de liderança para desbravadores da Associação/Missão
c) Seis reuniões da diretória de seu Clube
10. Planejar e ensinar uma especialidade para um grupo de desbravadores.
Especialidade:
Especialidade:
11. Completar a especialidade de Orçamento
Familiar.
VII – Estudo da Natureza
1. Completar uma especialidade de cada um dos seguintes abaixo:
a) Anfíbios, Aves, Aves domésticas, Pecuária, Répteis, Conchas e moluscos, Árvores, Arbustos
Especialidade:
a) Anfíbios, Aves, Aves domésticas, Pecuária, Répteis, Conchas e moluscos, Árvores, Arbustos
Especialidade:
b) Astronomia, Cactos, Climatologia, Flores ou Rastreio de animais.
Especialidade:
Especialidade:
c) Ecologia, Conservação ambiental
Especialidade:
Especialidade:
d) Felinos, Cães, Mamíferos, Sementes, Aves de Estimação.
Especialidade:
e) Duas especialidades em Estudo da Natureza não realizadas anteriormente.
Especialidade:
Especialidade:
e) Duas especialidades em Estudo da Natureza não realizadas anteriormente.
Especialidade:
2. Identificar a estrela Alfa da constelação do
Centauro e a constelação de Órion. Conhecer o significado espiritual de Órion,
como descrito no livro Primeiros Escritos, de Ellen White, pág 41.
3. Recapitular a história do dilúvio e estudar pelo
menos três fósseis diferentes; explicar sua origem relacionando-os com a
transgressão da Lei de Deus.
4. Recapitular a história de Nicodemos e
relacioná-la com o ciclo de vida da lagarta ou da borboleta, acrescentando um
significado espiritual
5. Recapitular o estudo da Criação e fazer um
diário por sete dias registrando suas observações do que foi criado em cada dia
correspondente.
6. Ler o capítulo 7 do livro O Desejado de Todas as
Nações, sobre a infância de Jesus. Apresentar para um grupo, Clube ou unidade
as lições encontradas, demonstrando a importância que o estudo da natureza
exerceu na educação e ministério de Jesus.
VIII – Arte de Acampar
1. Completar uma especialidade de cada um dos seguintes grupos:
a) Acampamento I, Natação principiante I, Cultura Física
Especialidade:
a) Acampamento I, Natação principiante I, Cultura Física
Especialidade:
b) Acampamento II, Natação principiante II
Especialidade:
Especialidade:
c) Mapa e bússola, Orientação com GPS
Especialidade:
2. Concluir as seguintes especialidades:
a) Acampamento III
b) Acampamento IV
c) Primeiros Socorros – Básico
d) Primeiros Socorros – Intermediário
e) Resgate Básico
f) Pioneirismo
g) Vida Silvestre
h) Liderança Campestre
i) Uma especialidade não realizada anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esportes, Atividades recreativas ou Vida campestre
a) Acampamento III
b) Acampamento IV
c) Primeiros Socorros – Básico
d) Primeiros Socorros – Intermediário
e) Resgate Básico
f) Pioneirismo
g) Vida Silvestre
h) Liderança Campestre
i) Uma especialidade não realizada anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esportes, Atividades recreativas ou Vida campestre
3. Fazer e explicar o uso prático dos seguintes
nós: Simples, Cego, Direito, Cirurgião, Laís de Guia, Duplo, Escota, Catau,
Pescador, Fateixa, Volta do Fiel, Gancho, Volta da Ribeira, Ordinário, Oito,
Volta do Salteador, Duplo, Caminhoneiro. Preparar um quadro com, pelo menos, 20
nós diferentes. Explicar como uma corda é feita e de que modo deve ser cuidada.
4. Apresentar 10 regras para uma caminhada e
explicar o que fazer quando estiver perdido.
5. Aprender os sinais para seguir uma pista.
Preparar e seguir uma pista de 2 km, que os outros também possam segui-la.
6. Com um grupo de, no mínimo quatro pessoas,
incluindo um conselheiro acima de 18 anos, andar 25 Km em área rural ou
deserta, incluindo uma noite ao ar livre ou em barraca. Deverá haver um
planejamento completo antes da saída. Durante a expedição devem ser feitas
anotações sobre o terreno, flora e fauna, observados na caminhada. Depois,
usando as anotações, participar de uma discussão de grupo, dirigida pelo seu
orientador.
7. Descobrir as oito direções (pontos cardeais),
sem a ajuda de uma bússola.
8. Participar de, pelo menos, três acampamentos com
seu Clube ou unidade. Desses, no mínimo, um deve ter sido planejado e executado
por você.
9. Planejar e cozinhar três refeições ao ar livre.
10. Apresentar seis segredos para um bom
acampamento. Participar de um acampamento de final de semana, planejando e
cozinhando duas refeições.
11. Construir e utilizar um móvel de acampamento em
tamanho real, com nós e amarras
IX – Estilo de Vida
1. Completar duas especialidades, não realizadas anteriormente, em cada
uma das seguintes áreas:
a) Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais:
Especialidade 1:
Especialidade 2:
b) Ciência e Saúde ou Atividades Missionárias e Comunitárias:
Especialidade 1:
Especialidade 2:
c) Atividades Agrícolas e Afins ou Atividades Profissionais
Especialidade 1:
Especialidade 2:
a) Habilidades Domésticas ou Artes e Habilidades Manuais:
Especialidade 1:
Especialidade 2:
b) Ciência e Saúde ou Atividades Missionárias e Comunitárias:
Especialidade 1:
Especialidade 2:
c) Atividades Agrícolas e Afins ou Atividades Profissionais
Especialidade 1:
Especialidade 2:
CLASSES AVANÇADAS
IX – AMIGO DA NATUREZA
1. Memorizar, cantar ou tocar e conhecer a história
do Hino dos Desbravadores.
2. Em consulta com o seu líder, escolher um dos seguintes personagens do
Antigo Testamento e conversar com seu grupo sobre o amor e cuidado de Deus e o
livramento demonstrado na vida do personagem escolhido.
a) José
b) Jonas
c) Ester
d) Rute
a) José
b) Jonas
c) Ester
d) Rute
3. Levar pelo menos dois amigos não adventistas à
Escola Sabatina ou ao Clube de Desbravadores.
4. Conhecer os princípios de boas maneiras à mesa e
como se comportar diante de pessoas que tenham diferentes idades.
5. Fazer a especialidade de Arte de acampar.
6. Conhecer e identificar 10 flores silvestres e 10
insetos de sua região.
7. Começar uma fogueira com apenas um fósforo,
usando materiais naturais, e mantê-la acesa.
8. Usar corretamente uma faca, facão ou uma
machadinha e conhecer dez regras para usá-los com segurança.
9. Escolher e completar uma especialidade em Atividades Missionárias e
Comunitárias ou Atividades Agrícolas e afins, não realizada anteriormente.
a) Atividades Missionárias e Comunitárias
b) Atividades Agrícolas e Afins
Especialidade:
a) Atividades Missionárias e Comunitárias
b) Atividades Agrícolas e Afins
Especialidade:
X – COMPANHEIRO DE EXCURSÃO
1. Saber a composição, significado e uso correto da
Bandeira Nacional.
2. Ler a primeira visão de Ellen White e discutir
como Deus usa os profetas para apresentar Sua mensagem à igreja (ver Primeiros
Escritos, págs. 13 à 20).
3. Participar de uma atividade missionária ou comunitária,
envolvendo também um amigo.
4. Conversar com seu orientador ou unidade sobre
como demonstrar respeito pelos seus pais ou responsáveis (ou pela sua família,
esposo(a) e/ou filho(a), para candidatos casados) e fazer uma lista mostrando
como cuidam de você.
5 . Participar de uma caminhada de 6 quilômetros,
preparando, ao final, um relatório de uma página.
6. Identificar e descrever 12 pássaros e 12 árvores
nativas
7. Planejar e organizar uma das seguintes:
a) Investidura
b) Admissão em lenço
c) Dia do Desbravador
a) Investidura
b) Admissão em lenço
c) Dia do Desbravador
8. Preparar uma refeição em uma fogueira durante um
acampamento do Clube ou unidade.
9. Completar a especialidade de Excursionismo
Pedestre.
10. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em uma das
seguintes áreas:
a) Habilidades Domésticas
b) Ciência e Saúde
c) Atividades Missionárias e Comunitárias
d) Atividades Agrícolas e Afins
Especialidade:
a) Habilidades Domésticas
b) Ciência e Saúde
c) Atividades Missionárias e Comunitárias
d) Atividades Agrícolas e Afins
Especialidade:
XI – PESQUISADOR DE CAMPO E BOSQUE
1. Conhecer e saber usar de forma adequada a
Bandeira dos Desbravadores e o bandeirim de unidade, inclusive os comandos de
ordem unida.
2. Ler a história de J. N. Andrews ou um pioneiro
de seu país. Discutir a importância do trabalho de missionários em outros
países e por que Cristo ordenou a Grande Comissão (Mateus 28:18-20).
3. Convidar uma pessoa para assistir um dos seguintes programas:
a) Clube de Desbravadores
b) Classe Bíblica
c) Pequenos Grupos
a) Clube de Desbravadores
b) Classe Bíblica
c) Pequenos Grupos
4. Fazer uma das seguintes especialidades:
a) Asseio e cortesia cristã
b) Vida Familiar
a) Asseio e cortesia cristã
b) Vida Familiar
5. Participar de uma caminhada de 10 quilômetros e
fazer uma lista dos equipamentos necessários, incluindo a roupa e o calçado que
devem ser usados.
6. Identificar seis pegadas de animais ou aves.
Fazer um modelo em gesso, massa de modelar ou biscuit de três dessas pegadas.
7. Aprender a fazer as quatro amarras básicas e
construir um móvel de acampamento.
8. Planejar um cardápio para um acampamento de três
dias, para um grupo de dez pessoas. Fazer uma lista dos alimentos necessários e
o orçamento da compra.
9. Enviar e receber uma mensagem através das formas de comunicação
abaixo
a) Alfabeto com semáforos
b) Código Morse, com lanterna
c) Alfabeto LIBRAS (língua de sinais)
d) Alfabeto Braile
a) Alfabeto com semáforos
b) Código Morse, com lanterna
c) Alfabeto LIBRAS (língua de sinais)
d) Alfabeto Braile
10. Completar a especialidade de Excursionismo
pedestre com mochila
11. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em duas
das seguintes áreas:
a) Habilidades Domésticas
b) Ciência e Saúde
c) Atividades Missionárias e Comunitárias
d) Atividades Agrícolas e Afins
Especialidade:
a) Habilidades Domésticas
b) Ciência e Saúde
c) Atividades Missionárias e Comunitárias
d) Atividades Agrícolas e Afins
Especialidade:
XII – PIONEIRO DE NOVAS FRONTEIRAS
1. Completar a especialidade de Cidadania cristã,
caso não tenha sido feita anteriormente.
2. Dar dois estudos bíblicos a uma pessoa não
batizada na Igreja Adventista.
3. Encenar a história do bom samaritano,
demonstrando como ajudar as pessoas. Auxiliar de forma prática pelo menos a
três pessoas.
4 . Participar de uma das seguintes atividades, apresentando ao final um
relatório escrito contendo no mínimo duas páginas:
a) Caminhar 15 quilômetros
b) Cavalgar 15 quilômetros
c) Viajar de canoa durante um dia
d) Praticar 80 quilômetros de ciclismo
e) Nadar 1000 metros
f) Correr 1500 metros
g) Rodar 2 km de patins ou roller
a) Caminhar 15 quilômetros
b) Cavalgar 15 quilômetros
c) Viajar de canoa durante um dia
d) Praticar 80 quilômetros de ciclismo
e) Nadar 1000 metros
f) Correr 1500 metros
g) Rodar 2 km de patins ou roller
5. Ser capaz de acender uma fogueira em dia de
chuva, saber como conseguir lenha seca e manter o fogo aceso. Demonstrar
habilidade em usar corretamente uma machadinha
6. Completar um dos seguintes itens:
a) Pesquisar e identificar dez variedades de plantas silvestres comestíveis.
b) Ser capaz de ensaiar e receber 35 letras por minuto pelo código semafórico
c) Ser capaz de enviar e receber 35 letras por minuto através do código náutico, usando o código internacional
d) Ser capaz de apresentar e entender Mateus 24 em LIBRAS (língua de sinais)
e) Preparar o salmo 25 em braile
a) Pesquisar e identificar dez variedades de plantas silvestres comestíveis.
b) Ser capaz de ensaiar e receber 35 letras por minuto pelo código semafórico
c) Ser capaz de enviar e receber 35 letras por minuto através do código náutico, usando o código internacional
d) Ser capaz de apresentar e entender Mateus 24 em LIBRAS (língua de sinais)
e) Preparar o salmo 25 em braile
7. Completar uma especialidade em Atividades Recreativas não realizadas
anteriormente
Especialidade:
Especialidade:
8. Pesquisar e identificar, através de fotografia, exposição ou ao vivo,
dois dos seguintes itens:
a) 25 folhas de árvores
b) 25 rochas e minerais
c) 25 flores silvestres
d) 25 borboletas e mariposas
e) 25 conchas
a) 25 folhas de árvores
b) 25 rochas e minerais
c) 25 flores silvestres
d) 25 borboletas e mariposas
e) 25 conchas
9. Completar uma especialidade em Artes e Habilidades Manuais não
realizada anteriormente
Especialidade:
Especialidade:
10. Completar a especialidade de Fogueiras e
cozinha ao ar livre.
XIII – EXCURSIONISTA NA MATA
1. Fazer uma apresentação escrita ou falada sobre o
respeito que devemos ter com a Lei de Deus e as autoridades civis, enumerando
10 princípios de comportamento moral.
2. Acompanhar seu pastor ou ancião numa visita
missionária ou estudo bíblico.
3. Completar a especialidade de Testemunho juvenil.
4. Apresentar cinco atividades junto à natureza,
que podem ser desenvolvidas nas tardes de Sábado.
5. Com um grupo de Desbravadores, construir cinco
móveis de acampamento, incluindo o portal do Cube..
6. Sob a supervisão de seu líder ou conselheiro, conversar em sua
unidade ou clube sobre um dos seguintes temas:
a) Modéstia Cristã
b) Recreação
c) Saúde
d) Observância do Sábado
a) Modéstia Cristã
b) Recreação
c) Saúde
d) Observância do Sábado
7. Demonstrar conhecimento para encontrar
alimentos, através de plantas silvestres de sua região.
XIV – GUIA DE EXPLORAÇÃO
1. Completar a especialidade de Mordomia
2. Ler o livro O Melhor Discurso de Cristo e
escrever uma página sobre o efeito da leitura em sua vida.
3. Cumprir um dos seguintes itens:
a) Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.
b) Ajudar a planejar e participar de, no mínimo, quatro domingos em uma série de evangelismo jovem.
a) Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.
b) Ajudar a planejar e participar de, no mínimo, quatro domingos em uma série de evangelismo jovem.
4. Escrever uma página ou apresentar uma palestra
sobre como influenciar amigos para Cristo
5. Observar durante o período de dois meses o trabalho dos diáconos,
apresentando um relatório detalhado de suas atividades, contendo:
a) Cuidado da propriedade da igreja
b) Cerimônia de lava-pés
c) Cerimônia de batismo
d) Recolhimento dos dízimos e ofertas
a) Cuidado da propriedade da igreja
b) Cerimônia de lava-pés
c) Cerimônia de batismo
d) Recolhimento dos dízimos e ofertas
6. Completar o mestrado em Vida Campestre
7. Projetar três tipos diferentes de abrigo,
explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento
8.
Assistir a um seminário ou apresentar uma palestra sobre dois dos seguintes
temas:
a) Aborto
b) Bullying
c) Violência
d) Drogas
e) Doenças Sexualmente Transmissíveis
a) Aborto
b) Bullying
c) Violência
d) Drogas
e) Doenças Sexualmente Transmissíveis
gostaria que me passassem todos os cartoes e lider master,abraçso
ResponderExcluirOlá companheiro de lenço, temos todas classes regulares e avançadas no blog, temos as agrupadas e de lider, ainda nao temos lider master e master avançado, em breve postaremos as classes faltantes, grande abraço. :d
ExcluirO ORIENTAÇÕES GERAIS QUE O AMIGO POSTOU ACIMA É NA VERDADE DO CARTÃO DE LIDERANÇA E NÃO DO CARTÃO CLASSES AGRUPADAS!!! SEU TRABALHO AQUI ESTÁ ÓTIMO, PARABÉNS!!!
ExcluirMuito boa observação, é verdade, já corrigimos o link, agora as orientações gerais são das classes agrupadas.
ExcluirMuito Obrigado
Deus te abençoe!