Novidades

Funções dos Departamentos da IASD Local

Deus é organizado. Percebemos isso claramente em cada uma das suas especificações ao Seu povo. Todo o trabalho da arca de Noé, com cada medida e detalhe revelados; a construção do santuário com a descrição específica de cada instrumento, material, modo de construção; a ordem do acampamento e da marcha…
Ainda hoje, na condução do Seu povo na Terra, Deus especifica como a sua Obra deve avançar. Em Sua sabedoria, ao instituir a Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Seu povo remanescente, Ele revelou aos seus servos como deve funcionar a sua estrutura administrativa.
O Espírito Santo concede inúmeros dons à Sua Igreja, por isso, existem diversos departamentos, onde os membros usarão os dons recebidos para levar a mensagem do advento a todo mundo em sua geração. Na classe de Excursionista, seção Desenvolvendo Organização e Liderança, requisito 1, temos o seguinte: “preparar um organograma sobre a igreja local e relacionar as funções dos departamentos”.
O objetivo deste requisito é abrir a mente do desbravador para os diversos ministérios da Igreja, para despertar nele o interesse de trabalhar na Obra de Deus e aprender a fazer sempre o seu melhor, pois Deus exige que o Seu trabalho seja bem feito!


Ancionato - Os anciãos devem ser reconhecidos pela igreja como fortes líderes espirituais e devem ter boa reputação tanto na igreja quanto na comunidade. Na ausência do pastor, os anciãos são os líderes espirituais da igreja e por preceito e exemplo devem procurar conduzi-la a uma experiência cristã mais profunda e completa.

Os anciãos devem ser capazes de conduzir os cultos da igreja e administrar na palavra e na doutrina quando o pastor não estiver disponível. Contudo, os anciãos não devem ser escolhidos principalmente por causa de sua posição social ou de sua habilidade como oradores, mas por causa de sua vida consagrada e de suas habilidades para liderança. Manual de Igreja, Pág. 74-75.

Diaconato:

·         Diáconos - O cargo de diácono é descrito no Novo Testamento (1 Tm 3:8-13), onde se emprega o termo grego diakonos, do qual deriva o vocábulo português “diácono”. A palavra grega é interpretada de várias maneiras como “servo, ministro, servidor e servente”, e nos círculos cristãos adquiriu o significado particular que agora se atribui a “diácono”. A Escritura confirma claramente esta função na igreja do Novo Testamento: “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.” (1Tm 3:13). Com base nessa autoridade, a igreja elege alguns dos seus membros para que prestem serviços eminentemente práticos, cuidando de diversos aspectos das reuniões, assim como da propriedade da igreja.
·       
            Diaconisa - As diaconisas estavam incluídas no grupo daqueles que trabalhavam oficialmente nas primeiras igrejas cristãs.“Recomendo-vos Febe, nossa irmã, diaconisa da igreja de Cencreia, para que a recebais no Senhor de modo digno, como convém a santos, e a assistais em tudo o que ela de vós precisar, porque também ela ajudou a muitos, a mim inclusive.” (Rm 16:1-2, Bíblia de Jerusalém).
Algumas funções dos diáconos e diaconisas:
  • Apoio a Serviços e Reuniões
  • Visita aos Membros
  • Preparação dos Serviços Batismais
  • Apoio aos Serviços da Santa Ceia
  • Cuidar dos Doentes e dos Pobres
  • Cuidado e Manutenção da Propriedade da Igreja

Ministério da Recepção - O Ministério da Recepção consiste em organizar equipes treinadas para o trabalho de recepção em todos os programas regulares da igreja, tendo como propósito oferecer melhor impressão do amor de Jesus àquelas pessoas que são visitantes, como também aos membros efetivos da igreja.

Secretaria da Igreja - "O Secretário da igreja tem um dos importantes cargos da igreja, de cuja administração apropriada muito depende o eficiente funcionamento da igreja. Assim como todos os outros oficiais da igreja, o secretário é eleito pelo período de um ou dois anos, segundo for determinado pela igreja local; mas, devido a importantes funções especializadas de seu cargo, convém escolher alguém que possa ser reeleito para repetidos períodos de serviço, a fim de que haja continuidade no sistema de registros e envio de relatórios." Manual da Igreja.

Tesouraria - A tesouraria da igreja tem uma grande responsabilidade de cuidar dos recursos sagrados e prover meios para sustentar a comunidade local. Incentivar a fidelidade na devolução do dízimo e aprofundar o espírito de liberalidade da parte dos membros em suas ofertas e doações.

Ministério da Comunicação - Exerce hoje função muito importante nas atividades da Igreja. Basicamente suas atribuições se dividem em 3 partes(Comunicação Interna, Externa e Global); sendo que todas elas visam apoiar a Igreja nas possibilidades e necessidades de falar e ser entendida, e de ouvir opiniões.

Ministério da Família - Nós adventistas cremos que a família foi criada por Deus. É o local onde nos relacionamos de maneira bem íntima com as demais pessoas que fazem parte do círculo familiar, O departamento de Lar e Família, tem por objetivo orientar e ajudar os noivos com respeito as questões que envolvem o casamento e os seus preparativos. Orientação e aconselhamento para casais, ajudar a melhorar e fortalecer os laços matrimoniais, enfocando o relacionamento marido-mulher.

Ministério da Música - "A música pode ser uma grande força para o bem... A música deve ter beleza, emoção e poder. Ergam-se as vozes em hinos de louvor e devoção. Chamai em vosso auxílio, se possível, a música instrumental, e deixai ascender a Deus a gloriosa harmonia, em oferta aceitável." - Testemunhos Seletos, vol. I, pág. 457. Manual da Igreja. Tem o dever de organizar a adoração musical da Igreja, para todas as organizações que a igreja tenha, tanto cultos, reuniões, programas especiais e etc.

Escola Sabatina - Tem a missão de proclamar o evangelho eterno a todas as pessoas no contexto da mensagem dos três anjos de Apocalipse 14:6-12.


Ministério da Criança - O Ministério da Criança desenvolve a fé das crianças desde o nascimento até os catorze anos, guiando-as para a comunhão com a igreja. Busca prover múltiplos ministérios que as conduzam a Jesus e as disciplinem em sua caminhada diária com Ele. Coopera com a Escola Sabatina e outros departamentos em prover educação religiosa para as crianças e cumprem sua missão mediante o desenvolvimento de uma variedade de ministérios com ênfase na graça divina, inclusivos, voltados para o serviço, formadores de líderes, de proteção e evangelísticos.

Ministério do Adolescente - O Departamento do Ministério do Adolescente é organizado para promover e coordenar o ministério para os adolescentes da igreja, bem como para envolver os adolescentes no serviço pelos outros. Proporcionar aos adolescentes oportunidades de participação, interação e liderança numa variedade de aspectos de educação religiosa lhe dá um senso de inclusão como valiosos membros da família da igreja, tende a conduzi-los a Jesus e lhes ensina a encarar a vida de uma perspectiva adventista do sétimo dia.

Ministério Pessoal - O Ministério pessoal é responsável de Planejar, Coordenar, Incentivar os membros a proclamarem o evangelho, com o objetivo de fazer discípulos, através dos Pequenos Grupos, Duplas Missionárias, Classes Bíblicas e Escola Missionária. Unidos para o maior evento da história: A VOLTA DE JESUS.

     Coordenador de Interessados – Um coordenador de interessados deve ser eleito para que os interessados desenvolvidos nas campanas missionarias da igreja sejam cuidadosa e prontamente atendidos. Essa pessoa é membro da Comissão da Igreja e da Comissão do Ministério Pessoal e trabalha diretamente com o pastor.

Ministério da Mulher - Inspirar as mulheres a alcançarem seu pleno potencial em
Cristo; capacitando-as a aprofundarem sua vida espiritual, a colocarem sua fé em ação ao empregarem seus dons a Seu serviço, tornando assim parte significativa na pregação do evangelho e no apressamento da volta de Cristo.
  
Ministério Jovem - O propósito é facilitar e apoiar o ministério da igreja para alcançar, treinar, manter e recuperar sua juventude. O Departamento compartilha a responsabilidade de desenvolver uma estratégia de evangelismo global em consulta com a administração e em cooperação com os outros departamentos da igreja. Deve auxiliar a igreja mundial em compor os objetivos, alvos e planos, provendo treinamento que equipará a igreja como um todo para salvar sua juventude e prepará-la para levar o evangelho a todo mundo. Todas suas atividades devem ser coordenadas numa estratégia principal visando ganhar e conservar as almas.

Clube de Aventureiros - Foi criado para auxiliar os pais em suas importantes responsabilidades como os primeiros professores e evangelizadores da criança. O programa tem como objetivo fortalecer o relacionamento pais/filhos, além do desenvolvimento da criança nas áreas física, mental, social e espiritual. Desse modo, a igreja e a escola podem trabalhar juntamente com os pais em favor do desenvolvimento integral de crianças felizes.

Clube de Desbravadores - O Clube dos Desbravadores provê um programa centrado na igreja, voltado para o espírito de aventura e exploração característico dos juvenis. Inclui atividades cuidadosamente adaptadas em ambiente externo, exploração da natureza, habilidades manuais, lazer ou vocações dentro das possibilidades na Sociedade dos Juvenis Adventistas. Dentro desse contexto, a ênfase espiritual é bem recebida.

ASA - Ação Solidária Adventista (antiga ADRA: Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais). A ASA local tem como responsabilidade: Orientar, Apoiar projetos, Proteger, Participar e Ajudar em casos de emergências, calamidades sociais e auxílio a membros carentes da igreja e da sociedade onde atua; além de promover orientação e cursos de saúde e bem estar. Tem com Missão ou Finalidade: Desenvolver, Reabilitar e Melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades, sem discriminação étnica, política ou religiosa.

Patrimônio – O patrimônio tem como objetivo, cuidar da conservação do templo, tais como: reforma em geral, hidráulica e elétrica, além da limpeza em geral.

Fontes:

# Classes Regulares - MANUAL DO INSTRUTOR | Ministério Jovem | União Norte Brasileira | ABA - AMa - ASPa - MOPa – MSMa | 2011.
# Manual da igreja - Edição revisada na Assembleia da Associação Geral de 2010 |Tradução Ranieri Sales | Casa Publicadora Brasileira / Tatuí, SP.

12 comentários:

  1. I usually do not comment, but I browsed through some comments on this page "Fun�es dos Departamentos da IASD Local".
    I do have some questions for you if it's allright.

    Could it be simply me or do some of the responses come across as if they
    are coming from brain dead individuals? :-P And, if you are writing on additional online sites, I'd
    like to keep up with you. Could you list of the complete urls
    of all your social networking sites like your Facebook page, twitter
    feed, or linkedin profile?

    Also visit my page; raspberry diet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorry,
      I can not help you, for comment as anonymous.
      Hug and God be with you!

      Excluir
  2. I am regular reader, how are you everybody?
    This article posted at this site is
    really nice.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal , estou das cartela agrupada e ajudou , obrigado

    ResponderExcluir
  4. Realmente está faltando mordomia! Nos desculpe!

    ResponderExcluir
  5. E a mordomia cristã qual ea função ?

    ResponderExcluir